segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Grupo desportivo, de Chão de Lopes

Para variar agora um pouco de história. Este texto foi publicado pelo Senhor Vitor Antunes no hi5. Eu achei que também merece aparecer aqui no blog da nossa terra. Comentem e discutem, que é isso que o blog precisa...


Por volta do ano de 1957, foi formado, sem actas nem nada, o clube acima mencionado, Tinha três Lideres, Armindo Marques Carreira, José Carlos Ventura Catarino e Victor Silva Antunes que juntamente com os seguintes elementos, formavam o seguinte Plantel: Na baliza, Vitor S. Antunes , na defesa, José Marques Carreira, Ricardo M. Carreira, Armindo Marques Carreira e Joaquim Pato, no meio Campo Higínio (Higínio o Mineiro, das minas da Panasqueira) Tolosa, (Mulateiro do João Pedro) No ataque, tinha-mos José Carlos Ventura Catarino, Manuel Pedra, Casimiro, Fernando Silva, Manuel S. Matos, Anónio Marques Carreira e Celestino (o Lota) O nosso primeiro jogo foi com o Chão de Codes, e empatamos o Jogo, (1.1), com um frango monumental meu, o segundo jogo, foi no Chão de Codes e ganhámos por dois a 1, depois o 3º jogo, foi no castelo de Mação, e empatamos (0-0), ganhamos 1 a 0 do mesmo clube na retribuiçao da visita. perdemos dois a Zero, com o Pereiro de Mação. foi um sufoco, todo o mundo ia ao futebol, mas nunca ninguem quiz contribuir com um níquel, de modo, que muito a custo, conseguimos reunir uns trocados para comprar uma bola, o Hijinio, mais felizardo e que ganhava so para ele, consegui um equipamento do benfica, era o único uniformizado, mas como não usava cuecas, quando se sentava há beira do relvado, ficava com seus atributos todos á mostra. a meninada, gozava!!!!! As nossas deslocações, eram todas feitas em S.P.2 (Nos dois pés). Como não havia capital para pagar á equipe de arbitragem, era o António Faralhau, o encarregado da situação!!!! Uma vez, anulou-me um golo, eu fiquei danado, porque estava em situação regular, mas por hábito, nunca me consigo zangar com quem quer que seja, por mais q meia hora, quando chegámos á tasca, para comemorar a vitória, já estáva-mos todos felizes novamente!!! E pronto, é esta mais ao menos a historia do nosso antigo clube, á medida que me for lembrando escreverei novamente sobre este tema, que eu acho que de certa forma está ligado, a nossa actual associação, se tal me for permitido...

Vitor Antunes

11 comentários:

Chao de Lopes disse...

Afinal esta terra, prálem de festas e jantares, também tem histórias e lembranças. Quem as tem, agradeçemos que as conte.
Obrigado Senhor Vitor.

Anónimo disse...

Poxa que bacana!
Falo aqui da cidade de Toledo, No Estado do Paraná, Brasil. O senhor José Carlos Ventura catarino é o pai do meu namorado, que se chama José Carlos ventura catarino Junior. Muito interessante saber dessas informações. Vou avisa-lo pra olhar o site. abraços a todos!!

Marcelo disse...

Digam lá que o meu pai não sabe fazer um texto muito fixe.

Grande Vitor !!!!

Anónimo disse...

adorei visitar a vossa terra linda

paula disse...

hoje pela 1ª vez vi imagem de amigos de infancia e familiares num blog que nem sabia existir. ADOREI...
vou visitar mais vezes-
já agora divulguem historias dessa terra linda.
paula

Unknown disse...

Olá gente querida de Chão de Lopes, sou a Sandra,esposa do Paulo Carreira, aqui do Brasil, é muito bom saber notícias desta terra, mas gostaria que vocês publicassem mais fotos, estou muito curiosa para ver o presépio deste ano. Nossa família aqui do Brasil deseja a todos um felis natal, e um ano novo cheio de saúde, paz, fé e esperança..........beijinhos a todos, fiquem com Deus.

Unknown disse...

errata feliz, e não felis

Claudia disse...

Olá pessoal!!! Quanto tempo!! Sou a Claudia, filha do Jorge da Eira aqui do Brasil. Como esta terra me deixou saudades... Espero que todos se encontrem muito bem. Em nome de toda a minha família quero desejar a vocês um 2010 abençoado e cheio de plenas realizações!!! Super abraço a todos!!!

vitor silva antunes disse...

UmUMA HISTORIA DE TERROR..

Em tempos idos minha mãe contava que seguia um funeral como era habitual pela horta da ribeira abaixo, e naturalmente âs costas de 4 pessoas, que se ião revezando,
nessa época ainda não exitia o caixão, de modo que o defunto seguia em um esquife, quando o pessoal do acompanhamento chegou ao alto do infesto, como nataturalmente, todos estavem cansados e pousaram o esquife no chão... o pseudo-falecido resolveu acordar do seu sono profundo e resolveu resuscitar. deu um grito tremendo, de susto, e todo o povinho desatou a correr ladeira a baixo batendo calcanhares no rabo, só parando no c.lopes pequeno, terra natal do defunto...
a partir dai para a frente inventaram ao caixão... não se vá repetir o abuso...

Anónimo disse...

Conheci Cháo de Lopez neste fim de ano (2009 - 2010) com meu marido Jr, filho do Sr. José Carlos Ventura Catarino. Vi o presépio de que falaram. Muito lindo! Também conheci o Bar do Joao Ferreira!!! Apesar do frio, valeu muito a pena!! Com certeza iremos novamente!

Lilian disse...

Conheci Cháo de Lopez neste fim de ano (2009 - 2010) com meu marido Jr, filho do Sr. José Carlos Ventura Catarino. Vi o presépio de que falaram. Muito lindo! Também conheci o Bar do Joao Ferreira!!! Apesar do frio, valeu muito a pena!! Com certeza iremos novamente!